TRUQUES CASEIROS PARA AQUECER A CASA

Trazemos-lhe alguns truques caseiros para poupar no aquecimento durante o inverno e continuar a manter a casa quente. Aponte-os!

 

Ame a madeira

É um isolante térmico que atua contra o frio de forma natural. Incorpore-a no chão, rodapés, portas, janelas… e móveis!

Vista o chão com tapetes

Os tapetes são o abrigo perfeito para o chão, uma vez que são capazes de concentrar o calor da sala sem deixar que se escape. Se prefere os que dão mais calor, aconselhamos os tapetes de pelo e de lã.

Quantos mais quadros, melhor

Sabia que a temperatura numa parede com quadros é superior à de uma parede sem eles? Cobrir as paredes que dão para o exterior com quadros, estantes ou objetos proporcionará uma temperatura ambiente mais amena.

Use cortinas duplas

As janelas são elementos por onde entra mais frio, e é muito difícil concentrar o calor. Solução? Usar cortinas duplas: uma fina que sirva como protetor de frio, mas que ao mesmo tempo deixe passar a luz do dia (que aquece a casa) e outra mais grossa, para a noite.

Disponha os móveis de forma estratégica

As zonas que se encontram mais perto das paredes que dão ao exterior são as que mais frio concentram. Tente colocar os móveis nas partes mais quentes da sala.

Escolha materiais de isolamento

Tente utilizar materiais de isolamento tanto no interior como no exterior da sua casa. Para o exterior, a madeira ou o PVC são ideais.

Rodapés? Sim!

Pode isolar o frio que sobe do chão para as paredes com rodapés. Outro truque muito eficaz e que ajuda a poupar até um 30% no aquecimento é pintar as paredes com pintura de isolamento (com microesferas ocas de cerâmica).

Quanto mais escuro, melhor

Sabia que as cores escuras têm um maior poder de absorção de calor do que as claras? Também pode escolher cores mais quentes, como vermelho, laranja ou cores terra para os complementos como mantas e almofadas.

Escolha um sofá versátil

Os sofás com tapeçaria versátil permitem-nos usar um tecido mais quente, como a lã, no inverno, e um mais fresco no verão.

Reduzir o uso do aquecimento supõe uma redução do gasto económico, mas também uma melhoria do nosso bem-estar, uma vez que as temperaturas altas não são boas para a saúde e podem provocar mais constipações, secura ocular e cansaço durante o inverno.

 

Fonte: http://www.clara.es/ser-feliz/hogar/trucos-para-calentar-casa-sin-poner-calefaccion_187/9

 

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter, para receber conteúdo atualizado diretamente no seu e-mail.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *