Quando é que se deve tomar probióticos?

Os probióticos são bactérias que vivem no intestino e contribuem para melhorar a saúde geral do nosso organismo. Os probióticos trazem várias vantagens, entre elas, facilitar a capacidade do nosso corpo absorver nutrientes, fortalecer o sistema imunitário e ajudar na digestão. Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu os probióticos como sendo “Micro-organismos vivos, que quando consumidos em quantidades adequadas, promovem benefícios na saúde do organismo.”

Estas bactérias são especialmente importantes quando existe um desequilíbrio na flora intestinal. Pode encontrá-las em forma de alimentos como o iogurte, o kéfir, o kombucha, ou em forma de suplemento.

 

Como e quando devo tomar probióticos?

 

Depois de tomar antibióticos

Quando tomamos antibióticos, o processo de eliminação de bactérias é estabelecido (aquelas que nos prejudicam, mas também aquelas que nos beneficiam e nos protegem), por isso devemos tomar probióticos para restabelecer a flora e não recair noutra infeção.

 

Quando sofre de alterações intestinais

Os probióticos são fundamentais para reduzir os efeitos e mal-estar que sente quando sofre de alterações intestinais como diarreia ou gastroenterites.  

 

Infeções vaginais

Quando dizemos que os antibióticos danificam a nossa flora, não nos referimos apenas à flora intestinal, mas também à flora vaginal. Quando alguém sofre de cistite ou qualquer outra infeção na área, é essencial cuidar e protegê-la de futuras infeções tomando probióticos depois de ter tomado um antibiótico, já que é uma área muito delicada que pode ser rapidamente alterada de novo.

 

Sistema imunitário e alergias

Se o seu sistema imunitário está baixo ou sofre de alergias, os probióticos podem ajudar a fortalecer as suas defesas e aumentar os seus níveis de energia. Muitas vezes sentimo-nos cansados ​​e precisamos de um empurrãozinho para voltar a sentirmo-nos bem.

Para além do mais, os probióticos ajudam a facilitar a digestão e são uma ótima fonte de vitaminas como a B1 ou a vitamina K.

 

 

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter, para receber conteúdo atualizado diretamente no seu e-mail.

prev-article Artigo Anterior
A televisão afeta a criatividade dos meus filhos?
Próximo Artigo next-article
Alimentos saudáveis para ter sempre em casa no verão