Alimentos saudáveis para ter sempre em casa no verão

O verão é a estação das férias, do calor e da praia mas, também, é a estação em que a maior parte de nós se esquece dos cuidados com a alimentação e dos bons hábitos que tentámos adotar no princípio do ano.

O truque para aproveitar as férias e conseguir relaxar, sem desleixar-se com a sua saúde, é manter-se hidratado. A água ajuda-nos a regular a temperatura do nosso corpo e a manter o corpo hidratado.

Descubra os melhores alimentos para manter-se a si e à sua família sempre hidratados este verão:

 

– Melancia

Além de ser a fruta preferida do verão, a melancia é composta por 90 – 95% de água, e é uma ótima fonte de vitaminas A e C. 

 

-Melão

Composto maioritariamente por água, o melão é rico em antioxidantes e vitaminas A e C. Para além disso, o seu sabor doce faz com que seja uma das frutas preferidas dos mais pequenos.

 

– Tomate

O tomate é um alimento muito hidratante, rico em antioxidantes e em vitamina C. Este é um alimento especialmente benéfico para o verão pois contem carotenoides que ajudam o nosso corpo a proteger-se da radiação solar.

 

-Morangos

Sabia que um prato de morangos tem mais vitamina C do que uma laranja? Para além disso, são uma fruta rica em antioxidantes e, claro, água!

 

– Curgete

Este é outro alimento composto por 95% de água! A curgete pode ser cozinhada de várias maneiras e é ótima em sopas frias, saladas e como acompanhamento.

 

– Pepino

Para além de ser diurético pela sua fibra, o pepino é um alimento composto maioritariamente por água.

 

– Cenoura

Ideal para comer entre as refeições, a cenoura contem antioxidantes, minerais e fibra, sendo ainda um ótimo alimento para o verão, pois ajuda o nosso corpo a proteger-se do sol.

 

– Banana

A banana é uma ótima fruta para comer no verão, dá-nos muita energia para enfrentar os dias de calor e, ainda, ajuda a proteger a pele pelo seu teor de potássio e vitamina A.

 

Curiosidade: Apesar de muitas pessoas acharem que o tomate é uma verdura, sabia que na realidade é uma fruta? Existem mais de 20.000 variedades! 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter, para receber conteúdo atualizado diretamente no seu e-mail.

prev-article Artigo Anterior
Quando é que se deve tomar probióticos?