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FAQ

Plataforma

Qual é a proveniência dos artigos?

Os artigos apresentados são o resultado de estudos, leituras, investigações e consultas de fontes especializadas e fidedignas em temas relacionados com saúde, bem-estar e educação. As referências estão incluídas em cada um dos artigos. Estes conteúdos não são conselhos médicos nem devem ser interpretados como tal. A MetLife está excluída de responsabilidade pelas possíveis interpretações dos usuários.

Junção Alico e Metlife

Porque é que a Alico se integrou na MetLife


A integração da Alico é consistente com a estratégia de crescimento internacional da MetLife. A Alico opera em mais de 60 países, como tal este processo acelera o aumento global da empresa e esta união afirma a posição da MetLife como líder global. As áreas de negócio da Alico e da MetLife são bastante complementares. Esta transição realça e equilibra a dimensão geográfica da MetLife e o seu portfolio de produtos, aumentando significantemente o seu poder de distribuição.


Que significado poderá ter para os clientes da MetLife e da Alico?


A Alico faz agora parte da MetLife, líder mundial em seguros, produtos financeiros e programas de benefícios para colaboradores de empresas (employee benefits), servindo 90 milhões de clientes.


Como cliente da Alico, haverá alterações na minha apólice?


Não. Como cliente, terá ainda mais a ganhar com esta mudança. Todas as apólices continuarão em vigor e não existirão quaisquer alterações aos respetivos benefícios e condições. Para garantir a continuação da cobertura da sua apólice apenas deverá garantir o cumprimento das condições atuais da mesma. Se de futuro existir alguma alteração da sua apólice será previamente informado.


Esta aquisição terá algum impacto nas novas propostas submetidas, capitais seguros, sinistros, empréstimos, etc?


Não, não haverá qualquer impacto.


Terei o mesmo Consultor/ Agente? Quem deverei contactar sobre as minhas apólices?


Não haverá nenhuma alteração quanto às apólices existentes. Pode continuar a contactar o seu consultor/ agente ou a linha de apoio ao cliente para questões adicionais.


A forma de pagamento será alterada?


Não haverá alterações na forma de pagamento dos seus prémios (seja qual for o método). Os termos da sua apólice continuarão os mesmos e poderá continuar a dirigir-se aos mesmos locais. Se houver alguma alteração no futuro, será notificado com a devida antecedência. Agradecemos que atualize os seus dados na eventualidade de necessitarmos de o contactar.


Quem será o meu consultor/ agente no futuro?


O seu consultor/ agente será o mesmo. Se houver alguma alteração no futuro, será notificado com a devida antecedência. Agradecemos que atualize os seus dados na eventualidade de necessitarmos de o contactar.


Os números de apoio a clientes serão alterados?


Os números serão os mesmos. Se houver alguma alteração no futuro, será notificado com a devida antecedência.

Proteção de Vida

Quero fazer um Plano de Proteção de Vida, mas por onde começo?


Ao vir ter connosco, já começou da melhor forma. Terá de pensar agora sobre o que pretende exatamente que o seu plano abranja, caso um dia deixe de estar presente. O próximo passo será ponderar algumas questões de ordem financeira, tais como: “A sua família irá permanecer na mesma casa?”, “Quais as suas despesas mensais e durante quanto tempo terá de as suportar?” Mas lembre-se, a sua situação é única, pelo que, para nos dar a melhor oportunidade de ajudá-lo, sem qualquer obrigação, deve contactar-nos pelo telefone n.º 808 500 005 (custo de chamada local) ou solicitar que um dos nossos Consultores o faça, preenchendo o breve formulário “Contacte-nos”. Não se esqueça: quanto mais cedo decidir, mais acessível o seu Plano de Proteção de Vida poderá ser.


Como me torno elegível para um Seguro de Vida Temporário?

Os critérios de elegibilidade para um produto podem variar consoante o tipo de plano que pretende subscrever. Por isso, para começar, pode visitar a secção “Os Nossos Produtos” para analisar a gama de produtos que disponibilizamos e os critérios de elegibilidade para cada um. Assim, ficará com uma boa ideia do que pode ser adequado para si e para a sua família. Pode então contactar um dos nossos Consultores para obter um plano mais detalhado que responda aos seus requisitos específicos. A forma mais fácil de o fazer é através do telefone n.º 808 500 005 ou preenchendo o breve formulário “Contacte-nos”. Entraremos em contacto consigo na altura que for mais conveniente para si.


Qual o nível de proteção de vida de que necessito?

Esta questão irá depender das suas opções e necessidades específicas. Dados como o número de dependentes, as suas despesas mensais e, é claro, a sua idade também influenciam o nível de proteção de que irá necessitar. A melhor forma de saber o que é adequado para si é contactar-nos pelo telefone n.º 808 500 005 ou preencher o nosso breve formulário “Contacte-nos”, solicitando que um dos nossos Consultores entre em contacto consigo. Ser-lhe-ão efetuadas algumas perguntas que ajudarão a determinar a sua situação atual e a antecipar as suas necessidades futuras. Todas as consultas são confidenciais e não têm qualquer obrigação para si. Esperamos ter notícias suas.


Recebo algum valor monetário se subscrever um Seguro de Vida Temporário?

O Seguro de Vida Temporário é um plano renovável anualmente que paga um determinado montante – conforme for especificado no contrato – aos seus beneficiários, no caso de falecer. Uma vez que os prémios pagos se destinam unicamente a protegê-lo durante aquele período, não existe qualquer valor monetário a ser entregue no final do mesmo.


Como posso dar-me ao luxo de ter um Plano de Proteção de Vida quando tenho outras prioridades?

O Plano de Proteção de Vida visa proteger tudo o que considera prioritário: a sua família, a sua casa ou o seu estilo de vida. Por conseguinte, este plano é mais uma necessidade do que um luxo. A vida tem os seus imprevistos e, apesar de não ser agradável pensar nas coisas menos boas que podem acontecer, é preferível saber que existe um plano para minimizar uma situação inesperada. Se pretender falar com um dos nossos Consultores acerca do tipo de proteção de que pode necessitar, basta ligar o n.º 808 500 005 ou preencher o formulário “Contacte-nos”. Teremos todo o gosto em responder às suas dúvidas.


Porque preciso de um Plano de Proteção de Vida - porquê agora?

A principal finalidade de um Plano de Proteção de Vida é proporcionar apoio financeiro a qualquer pessoa que precise de si, caso venha a acontecer-lhe o pior. Este apoio garantirá, por exemplo, que a hipoteca da sua casa será paga, que a sua família manterá a casa onde vive ou o nível de conforto que tinha até então. Os Planos de Proteção de Vida podem também ser uma forma de poupança destinada a satisfazer as suas necessidades futuras, como a educação dos seus filhos ou auferir de um rendimento adicional para a sua reforma, que o ajudará a manter o padrão de vida que adquiriu ao longo dos anos. Se pretender obter mais informações sobre o modo como os Planos de Proteção de Vida se podem adequar às suas necessidades específicas, fale com um dos nossos Consultores através do telefone n.º 808 500 005. Também pode preencher o nosso formulário de contacto (https://www.metlife.pt/pt/seguros-individual/serviço-ao-cliente/fale-connosco-old.html ) e entraremos em contacto consigo para uma conversa confidencial, na altura que mais lhe convier.


Como funciona um Plano de Proteção de Vida com a cobertura complementar de doença grave?

Este tipo de plano existe para lhe dar uma preciosa ajuda financeira, previamente definida por si, se lhe for diagnosticada uma das 7 doenças cobertas pela nossa apólice. Assim, a sua família poderá manter a sua independência e estilo de vida e você poderá focar-se apenas na sua recuperação.

As doenças cobertas por este plano incluem cancro e doenças coronárias, as quais requerem tratamentos dispendiosos e um longo tempo de convalescença. Consulte secção “Os Nossos Produtos” para obter mais detalhes acerca dos benefícios desta cobertura.

Planos de Acidentes Pessoais

Como posso obter um Plano de Acidentes Pessoais?

Na medida em que providenciamos seguros corporativos à sua Companhia, a elegibilidade para o grupo é determinada em conjunto com o seu empregador.
Em praticamente todos os casos, o seu empregador estenderá as coberturas a todos os colaboradores que estão no activo. Poderá ser proveitoso falar com o seu empregador ou com o seu departamento de Recursos Humanos para saber mais sobre as vantagens de que poderá usufruir.

Proteção via Empresa

Usufruo de um plano de proteção através da minha entidade empregadora. Necessito de mais alguma proteção?

A primeira coisa a fazer é verificar qual o nível de proteção que lhe dá a apólice da sua empresa. Este tipo de cobertura fornece frequentemente uma base inicial que pode não ser suficiente para cobrir todas as suas necessidades individuais. Deixe-nos ajudá-lo a analisar o que é mais adequado para si – estamos ao seu inteiro dispor pelo telefone n.º 808 500 005. Se preferir ser contactado por um dos nossos Consultores, preencha o breve formulário “Contacte-nos”. Ser-lhe-ão efetuadas algumas perguntas que ajudarão a determinar as suas necessidades específicas como, por exemplo, se precisa de proteger o seu companheiro (cônjuge) ou os seus filhos. Todas as consultas são confidenciais e não têm qualquer obrigação para si. Ficamos à espera de notícias suas.


Usufruo de um plano de proteção através da minha entidade empregadora. Posso incluir o meu companheiro (cônjuge) nesta apólice? Posso aumentar o nível de proteção desta apólice?

O nível de proteção e os benefícios proporcionados pelo plano da sua empresa são acordados entre esta e a MetLife, pelo que apenas a primeira poderá alterá-los. No entanto, se a sua empresa o permitir, pode incluir o seu companheiro (cônjuge) nesta apólice. Se tal não for possível, fale com um dos nossos Consultores para obter um plano individual, de acordo com as suas necessidades. Basta ligar 808 500 005 ou preencher o breve formulário “Contacte-nos”. Entraremos em contacto consigo na altura que lhe for mais conveniente.


Se subscrever um plano individual, para além do plano de proteção de que já usufruo através da minha entidade empregadora, obtenho algum benefício adicional?

Os benefícios do plano de proteção que a sua empresa subscreveu para os seus colaboradores estão especificados e acordados entre esta (como titular da apólice) e a MetLife. Informe-se junto da sua entidade empregadora sobre os detalhes desta apólice e, se considerar que esta não contempla cobertura para situações de que necessita, fale connosco acerca de um plano individual que tenha os benefícios adicionais que pretende. Pode fazê-lo pelo telefone n.º 808 500 005 ou solicitar que um dos nossos Consultores entre em contacto consigo, através do formulário “Contacte-nos”.

Sou elegível para seguro?

Como me torno elegível para um Plano de Proteção de Vida?

Os critérios de elegibilidade podem variar consoante o tipo de plano que pretende subscrever. Por isso, para começar, pode visitar a secção “Encontre o seu produto” para analisar a gama de produtos que disponibilizamos e os critérios de elegibilidade para cada um. Assim, ficará com uma boa ideia do que pode ser adequado para si e para a sua família. Pode então contactar um dos nossos Consultores para obter um plano mais detalhado que responda aos seus requisitos específicos. A forma mais fácil de o fazer é através do telefone n.º 808 500 005 ou preenchendo o breve formulário “Contacte-nos”. Entraremos em contacto consigo na altura que for mais conveniente para si.

Consigo suportar o custo de um seguro?

Quero subscrever um plano de proteção, mas serei capaz de suportar os seus custos?

Em vez de pensar no custo de um plano de proteção, convém antes pensar no que aconteceria se não tivesse um. Quem iria cuidar da sua família se você não pudesse trabalhar? A hipoteca da sua casa continuaria a ser paga? A educação dos seus filhos estaria garantida? E como suportaria todas as outras despesas habituais? Existem muitos níveis de proteção à sua escolha e há sempre a opção de começar por um nível que possa pagar neste momento e aumentá-lo quando puder. Pense nisso como uma proteção de todo o seu rendimento com apenas uma pequena parte do mesmo. Mas nada melhor do que falar com um dos nossos Consultores profissionais para ter uma ideia mais clara de quais poderão ser as suas necessidades. Eles estão sempre prontos a ajudá-lo, sem qualquer compromisso, através do telefone 808 500 005. Pode também solicitar que entrem em contacto consigo, na altura em que for mais conveniente para si, preenchendo o breve formulário “Contacte-nos”.


Como posso dar-me ao luxo de ter um Plano de Proteção de Vida quando tenho outras prioridades?

O Plano de Proteção de Vida visa proteger tudo o que considera prioritário: a sua família, a sua casa ou o seu estilo de vida. Por conseguinte, este plano é mais uma necessidade do que um luxo. A vida tem os seus imprevistos e, apesar de não ser agradável pensar nas coisas menos boas que podem acontecer, é preferível saber que existe um plano para minimizar uma situação inesperada. Se pretender falar com um dos nossos Consultores acerca do tipo de proteção de que pode necessitar, basta ligar o n.º 808 500 005 ou preencher o formulário “Contacte-nos”. Teremos todo o gosto em responder às suas dúvidas.


Qual o nível de proteção de rendimentos por incapacidade que devo ter?

Esta questão irá depender das suas opções e necessidades específicas. Dados como o número de dependentes, as suas despesas mensais e, é claro, a sua idade também influenciam o nível de proteção de que irá necessitar. Vale a pena recordar que um plano de proteção de rendimentos por incapacidade só irá substituir uma parte do seu rendimento. A melhor forma de saber o que é adequado para si é contactar-nos pelo telefone n.º 808 500 005 ou preencher o nosso breve formulário “Contacte-nos”, solicitando que um dos nossos Consultores entre em contacto consigo. Ser-lhe-ão efetuadas algumas perguntas que ajudarão a determinar a sua situação atual e a antecipar as suas necessidades futuras. Todas as consultas são confidenciais e não têm qualquer obrigação para si. Esperamos ter notícias suas.

Como me candidato para um plano de proteção

Quero fazer um Plano de Proteção de Vida, mas por onde começo?

Ao vir ter connosco, já começou da melhor forma. Terá de pensar agora sobre o que pretende exatamente que o seu plano abranja, caso um dia deixe de estar presente. O próximo passo será ponderar algumas questões de ordem financeira, tais como: “A sua família irá permanecer na mesma casa?”, “Quais as suas despesas mensais e durante quanto tempo terá de as suportar?” Mas lembre-se, a sua situação é única, pelo que, para nos dar a melhor oportunidade de ajudá-lo, sem qualquer obrigação, deve contactar-nos pelo telefone n.º 808 500 005 ou solicitar que um dos nossos Consultores o faça, preenchendo o breve formulário “Contacte-nos”. Não se esqueça: quanto mais cedo decidir, mais acessível o seu Plano de Proteção de Vida poderá ser.


A MetLife tem algum escritório próximo de mim?

Sim, temos escritórios e Consultores de norte a sul do país. Pode encontrar o mais próximo de si selecionando ” Os Nossos Escritórios

Como são selecionados e certificados os Consultores profissionais da MetLife?

Os nossos consultores são cuidadosamente selecionados e certificados de forma a serem capazes de dar resposta à ampla variedade de necessidades dos nossos clientes. Todos eles recebem formação contínua para se manterem atualizados relativamente ao que podemos oferecer e ao que pode ser mais vantajoso para quem procura os nossos serviços.


Como posso adquirir um produto da MetLife?

Este site de fácil navegação dá-lhe uma ótima perspetiva dos produtos que lhe podemos proporcionar. Aqui encontra uma descrição resumida de todos eles e uma explicação mais detalhada das suas condições e benefícios. Após consultar o nosso site, a forma mais fácil de adquirir a proteção escolhida é falar com um dos nossos Consultores qualificados. Pode solicitar que entrem em contacto consigo, preenchendo o breve formulário ”Contacte-nos”.

Como controlo o meu plano de proteção?

Posso reduzir o meu nível de proteção?

Pode reduzir o nível de proteção que possui, estando sujeito aos termos e condições da sua apólice. Consulte este documento se o tiver consigo, ou, em alternativa, contacte-nos, para que possamos ajudá-lo a ajustar a sua apólice às suas necessidades. Para reformular o seu plano de proteção, poderá também falar com o seu Consultor profissional.


Como atualizo os meus dados pessoais?

A atualização dos seus dados é muito importante. Deverá informar-nos sempre que haja alguma alteração, de modo a que a sua apólice permaneça atualizada. Poderá enviar-nos o pedido de atualização dos seus dados para Av. Liberdade, 36 – 2º – 1269-047 Lisboa, ou para o fax n.º 213 477 351. Não se esqueça de incluir o seu número de apólice quando nos contactar.


Com que frequência posso pagar os meus prémios?

Dependendo do tipo de plano que possui, pode pagar os seus prémios mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, não tendo qualquer penalização no valor do seu plano em consequência da opção que escolher. Para alguns planos, pode efetuar um pagamento, conhecido como pagamento de prémio único. Sendo assim, pode escolher o tipo de pagamento mais adequado à sua situação e ao seu orçamento.


Recebo uma confirmação do pagamento dos prémios?

Recebe um Aviso/Recibo com a devida antecedência, que o informará da data e montante do prémio a liquidar. Desde que o pagamento seja efetuado, o Aviso/Recibo será o definitivo.


Com que frequência devo rever o meu plano de proteção?

É conveniente rever o seu plano de proteção com alguma regularidade, no mínimo uma vez por ano. Se a sua vida pessoal ou profissional está a modificar-se rapidamente, se vai mudar de casa ou expandir o seu negócio, é possível que o tenha de verificar com maior frequência. Na verdade, se a sua vida sofrer uma grande mudança, como por exemplo, se se casar ou tiver um filho, é essencial que se certifique de que o seu plano possui a proteção necessária para salvaguardar esta nova situação. A forma mais fácil de ter a certeza de que ainda possui a proteção mais adequada é falar com o seu Consultor da MetLife. Ele irá ajudá-lo a determinar quais as suas necessidades neste momento.

Como faço um pedido?

Como faço um pedido de resgate?

Encontrará informação sobre a documentação necessária em “Serviço ao Cliente” na secção “Alterações a Apólices Individuais”. Se tiver alguma dúvida quanto ao seu pedido, não hesite em contactar-nos, através do telefone n.º 808 500 005.

Como faço uma participação de sinistro?

Como posso participar um sinistro?

Existem diversas formas de formalizar uma participação de sinistro. Pode fazê-lo pessoalmente, dirigindo-se à sede da Companhia, ou a qualquer uma das agências MetLife identificadas no nosso site. Pode, caso prefira, contactar-nos pelo telefone 808 500 005 solicitando informações adicionais. Outra possibilidade será utilizar os nossos formulários existentes de participação de sinistro (Acidentes Pessoais ou Seguros de Vida) e proceder conforme instruções constantes nas notas informativas.

Caso seja aderente de um Seguro de Vida Crédito, deverá efetuar a participação contactando por telefone a correspondente entidade financeira. Se for aderente de um seguro de Vida Grupo, deverá entrar em contacto com os recursos humanos da sua empresa.


Que documentos são necessários para participar um sinistro?

São necessários os formulários que lhe disponibilizamos na área reservada a sinistros. Consulte o quadro anexo para saber que outros documentos são necessários.

Documentos necessários para participação de sinistro (https://www.metlife.pt/pt/seguros-individual/serviço-ao-cliente/sinistros/)


Quanto tempo tenho para participar um sinistro à Companhia após a sua ocorrência?

Esta questão depende da apólice de que seja titular. Em todo o caso, e porque nos preocupamos em lhe prestar um serviço adequado às suas necessidades, aconselhamos que a participação seja efetuada o mais brevemente possível após a sua ocorrência. Não faça a sua participação depender da obtenção de todos os documentos necessários à instrução do processo de sinistro. Dependendo das situações, existem documentos que são disponibilizados apenas alguns meses após a solicitação dos mesmos. Contudo, deverá sempre juntar a documentação que lhe for possível na participação inicial. Isso permitirá uma maior celeridade na instrução, análise e conclusão de cada processo de sinistro.


Quanto tempo levam a analisar um processo de sinistro?

Esta resposta, na sua essência, depende da celeridade com que são enviados os documentos necessários à instrução de cada processo de sinistro. De uma forma geral, podemos afirmar que após toda a documentação ter sido entregue a avaliação, análise e decisão relativamente a um processo de sinistro não demora mais do que 15 dias.


Posso enviar os documentos por fax ou via e-mail?

A resposta a esta questão depende dos documentos em causa. Documentos como relatórios médicos, assento ou certificado de óbito, relatório de autópsia, habilitação de herdeiros, e outros do mesmo género terão que ser originais ou cópias autenticadas. Cópias de Bilhetes de Identidade e Cartões de Contribuinte poderão ser enviados via fax ou e-mail. Poderá confirmar, nas notas informativas das participações de sinistro, quais os documentos que necessitamos de originais ou cópias autenticadas e que documentos poderão ser enviados por fax ou e-mail.


Como posso obter informações do meu processo de sinistro?

Pode contactar-nos por telefone, fax ou e-mail, pode dirigir-se pessoalmente a uma das nossas Agências ou diretamente à Sede da Companhia. Em qualquer das situações deve sempre identificar-se e indicar o seu número de processo de sinistro, de forma a facilitar o acesso à informação pretendida.