7 dicas para reduzir o colesterol

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Sabia que o colesterol alto é um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular? Contamos-lhe aqui, os 7 hábitos e comportamentos que o podem ajudar a reduzir o seu nível de colesterol.

Monitorizar e controlar o colesterol é extremamente importante, já que ter o colesterol alto duplica o risco de doenças cardiovasculares como ataques cardíacos.  Existem alguns hábitos já conhecidos por aumentarem o colesterol, o que deve ter sempre em conta, tais como: ficar muitas horas sentado, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas (como a maionese, chouriços e patés). No entanto, existem hábitos que podemos adotar para evitar que os nossos níveis de colesterol disparem: 

 

Consulte um especialista. Sabia que durante a gravidez, a menopausa ou, até, mesmo, a sua genética, podem alterar os níveis de colesterol? Se os seus familiares sofrem de hipercolesterolemia, ou se sente que não está informado sobre os seus níveis de colesterol, consulte um médico.

 

 Não coma bolos nem alimentos açucarados. O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para a sua saúde e uma das consequências principais é, exatamente, o aumento dos níveis de colesterol normal.

 

 Não abuse nos petiscos e no álcool. Um jantar de petiscos com amigos pode parecer inocente, mas, se olhar bem para o que tem na mesa, poderá identificar vários alimentos ricos em gorduras saturadas. Nestas situações, opte por carnes brancas e legumes.

 

 Cozinhe no forno ou a vapor. Utilize estas técnicas para cozinhar de forma mais saudável, sem óleo nem manteiga, desta forma poderá evitar consumir mais gordura do que aquilo que deve.

 

Não coma conservantes e alimentos processados. Aposte em alimentos naturais, como fruta, verduras, nozes. O mais provável é que, se estiver a comer alguma coisa que venha da terra e não de uma fábrica, isso faça bem à saúde.

 

 Não exagere nas gorduras trans e saturadas. Existem três tipo de gorduras; as gorduras trans, as gorduras saturadas e as gorduras insaturadas. Deve eliminar ou restringir ao máximo as primeiras duas, mas, restam-nos, ainda, as gorduras insaturadas (também conhecidas por “gorduras saudáveis”) que podem ser encontradas em alimentos como o salmão, nozes, abacate e azeite. Este tipo de gordura ajuda a prevenir altas subidas de colesterol.

 

 Coma leguminosas. Segundo um estudo feito pela Universidade de Toronto em 2014, comer leguminosas uma vez por dia durante 6 meses, reduz o colesterol em 5%. Coma uma dose de feijão, grão, lentilhas ou ervilhas por dia para obter os benefícios destes alimentos ricos em fibra.

 

 

 

Fonte:http://www.objetivobienestar.com/causas-del-colesterol-alto-y-consejos-para-reducirlo_11062_102.html

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